Mulheres aprovam Programa de Rastreamento do Câncer de Mama
- Nilson Carvalho
- há 1 dia
- 3 min de leitura

Atendimento especial, com acolhimento e olhar de carinho com as pacientes. Assim, as mulheres que participaram do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama do Governo do Estado definiram a iniciativa, que é promovida através da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau). A ação realiza exames de mamografia até o próximo sábado (26), na carreta adaptada estacionada em frente ao Restaurante Empório Jacuípe, próximo à passarela que dá acesso à localidade Barra do Jacuípe.
Moradora da comunidade Canto dos Pássaros, a vendedora Maria de Lourdes Sales, 57 anos, realizou o exame nesta quinta-feira (24) e foi uma das atendidas a elogiar o atendimento. “Está muito bom, todo mundo muito educado. E o processo na recepção foi bastante rápido. Tinha cinco anos que não realizava mamografia. Então, aproveitei a oportunidade para fazer”, contou.
Quem também aprovou a ação foi Alcione Brandão, 47 anos, moradora de Barra do Jacuípe. “Maravilhoso, fui muito bem atendida. Este programa é ótimo, pois garante a mamografia de forma acessível. Temos que colocar nossa saúde como prioridade, sempre em primeiro lugar. Então, achei importante participar”, afirmou a supervisora de camareira.
Para a servidora pública Simone Conceição, 48 anos, a atenção com a saúde é fundamental. Há três anos, ela descobriu um câncer na tireoide e, através de tratamento no Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc), conseguiu superar a doença. “Como parte do acompanhamento, periodicamente faço exames para monitoramento não só da tireoide, mas das mamas também, para detecção precoce do câncer. Então, ter este atendimento aqui é ainda melhor, pois facilita pra gente. A organização está de parabéns”, enfatizou.
Na orla, os atendimentos tiveram início no dia 14 de abril. Até a quarta-feira (23), 341 mamografias já tinham sido realizadas na região. Esse quantitativo, se somado aos exames feitos na primeira etapa da ação, que ocorreu entre os dias 7 e 12 de abril, na Praça Lúcia Eugênia Borges da Silva “Drª Eugênia”, conhecida como Praça da Simpatia, na sede do município, quando 629 mamografias foram feitas, chega a um total de 970 exames realizados. Esta semana, como forma de contemplar mais mulheres, a faixa etária foi ampliada, passando a atender pacientes de 45 a 69 anos. Antes, a idade mínima era 50 anos.
A carreta adapta é equipada com plataforma elevatória para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência (PcDs) ou mobilidade reduzida. No espaço destinado à recepção, as mulheres contam com a distribuição de lanches, o que proporciona maior acolhimento.
Para facilitar o acesso ao serviço, está sendo disponibilizado transporte gratuito para as mulheres das comunidades da orla. No turno da manhã, os transportes saem às 6h da primeira parada e retornam às 12h. Já no turno da tarde, a saída é às 13h, com retorno às 17h. Os veículos seguem dois roteiros distintos, com saída das unidades de saúde da orla.
O roteiro 1 faz o seguinte percurso: Unidade de Saúde da Família (USF) Cajazeiras de Abrantes; USF Catu de Abrantes; USF Vila de Abrantes; USF Pé de Areia; posto de gasolina Menor Preço (paralelo à USF de Areias); e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Arembepe. Enquanto o roteiro 2, faz o seguinte trajeto: USF Cachoeirinha; USF Barra do Pojuca; USF Monte Gordo; USF Coqueiro de Monte Gordo; e USF Caminho do Mar.
Para ser atendida, a paciente precisa ter feito o agendamento prévio em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou USF, apresentando cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência e documento de identificação. No dia do exame, é necessário levar, também, a requisição médica e, se disponível, a última mamografia realizada.
O Programa de Rastreamento do Câncer de Mama tem como objetivo ampliar o acesso das mulheres ao exame de mamografia pelo SUS, medida fundamental para a detecção precoce do câncer de mama. O diagnóstico é essencial para o sucesso do tratamento, aumentando as chances de cura e reduzindo os impactos da doença.
--
Diretoria de Comunicação
(71) 3621-6637/6639
Compartilhe com seus amigos;
Ajude a Construir o Instituto Social Artes Para Todas as Idades APTI
PIX: CNPJ: 19.463.326/0001-83
Comments