top of page

José Cupertino Filho o Colunista: Quando não se cuida do que se tem que cuidar se paga caro pelo descuido.



Cuidado tem que ser um procedimento que todos devíamos ter com tudo que é da nossa responsabilidade, cuidado com nós mesmos, assumindo a responsabilidade existencial que consiste em cuidar da nossa saúde tanto física como mental, cuidar dos que nos cercam, dos que dependem de nós, principalmente os filhos, cuidar da natureza ao nosso redor, enfim segundo o pensador Leonardo Boff, o verbo que mais a humanidade deveria conjugar seria o verbo cuidar.

Mas em desacordo com essa premissa o que temos assistido, são comportamentos bem distantes de cuidado, são procedimentos de desatenção, desprezo e descompromisso com qualquer atitude que sirvam para preservar, proteger é muito menos cuidar de alguma coisa que não seja de exclusivo interesse de cada um, dentro das suas ambições e conveniências, fica parecendo que os humanos, querem dizer uns aos outros “é tempo de murici, cada um que cuide de si”.

 

E com essa atitude de ignorar os cuidados que se deve ter, principalmente com o meio ambiente, o mundo vem sofrendo as consequências desastrosas, temos visto, algumas situações globais, como a diminuição da quantidade de gelo nas calotas polares, poluição da atmosfera em metrópoles com altas densidades populacionais etc.

 

Em um espaço mais próximo de todos nós, portanto uma realidade que está diante dos nossos olhos, temos a degradação dos rios que cortam a nossa região, que é muito rica no que diz respeito a mananciais hídricos.

 

Por aqui temos diversos rios, lençóis freáticos e aquíferos que são fundamentais para as populações locais.

 

Só para citar os rios mais importantes, falaremos do Joanes, que é responsável pelo abastecimento de 40% da agua potável consumida em Salvador e adjacências, esse importante corpo hídrico está sendo agredido de uma forma brutal, pela falta de consciência da população e empreendimentos que de forma irresponsável despejam dejectos em seu curso.

 

Os rios Pojuca, Jacuipe e Capivara, também da região, da mesma forma estão sendo poluídos por ações nefastas dos moradores e empreedimento nos seus entornos.

 

Existem alguns movimentos sociais que tentam minimizar esses impactos e conscientizar aos responsáveis por essas ações nefastas a mudarem seus procedimentos, mas eles sozinhos não obterão êxito, o esforço tem que ser de todos, principalmente das prefeituras e dos órgãos ambientais das outras instâncias governamentais.

 

A continuar da forma que se encontra, teremos o desprazer de ver acontecer com esses rios, o que vimos acontecer em Dias D’ávila com o rio Imbassaí. Morreu.

 

Portanto se faz urgente ouvir o conselho de Leonardo Boff, “ ou cuidamos ou perecemos”.

 

Como perecer não é coisa boa, é melhor cuidarmos.

 

A natureza e DEUS, agradecerão.

 

Até breve e um forte abraço

 

José Cupertino Filho

 

 

 

Compartilhe com seus amigos;

Ajude a Construir o Instituto Social Artes Para Todas as Idades APTI

PIX: CNPJ: 19.463.326/0001-83

 
 
 

1 comentario


Parabéns pelo trabalho de inclusão e conquista!!

Q Deus continue iluminado seus passos!!

Me gusta
bottom of page