Cidade da Luz ganha painel artístico que une espiritualidade, diversidade e respeito à natureza
- Nilson Carvalho
- há 8 horas
- 2 min de leitura

A Cidade da Luz acaba de ganhar um painel artístico que funciona como boas-vindas a quem chega à instituição fundada há 47 anos com o propósito de fazer o bem. Criado e produzido voluntariamente pelo artista plástico e professor Oliver Dórea, a obra de 26 metros, toda em grafite, capta com maestria a essência da Casa, no que diz respeito, por exemplo, à espiritualidade, retratando a figura do índio Raio de Sol, do Preto Velho Pai João e de Francisco de Assis, considerados como mentores da Cidade da Luz. De acordo com Carlos Renato, um dos administradores da Cidade da Luz, nesta obra, o artista também resgatou os princípios da renovação nas crianças e da esperança no futuro, da diversidade ao mostrar a força dos jovens negros, indígenas e brancos, e dos conceitos de preservação da natureza.
Este é o segundo painel que o artista cria para o complexo social da Cidade da Luz, tendo sido o primeiro feito em 2019, a convite do médium José Medrado, fundador e presidente da instituição, por ocasião dos 40 anos de existência da Casa. “Esta nova obra é uma releitura mais bem elaborada e renovada da anterior, trazendo elementos técnicos aprimorados, e é também uma forma de agradecimento à instituição”, explica o artista plástico.
Oliver Dórea pinta desde os sete anos e fez sua primeira exposição “Filho de Peixe, Peixinho é” aos 10. Graduou-se em Belas Artes, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2018, e hoje também se vê como ilustrador, habilidade que desenvolveu ainda mais a partir do grafite. Suas intervenções artísticas começaram a se tornar conhecidas após fazer desenhos esporádicos na parte de trás dos assentos dos ônibus em movimento, durante os trajetos que fazia. Dos quase 100 que pintou, alguns ganharam notoriedade na imprensa e nas redes sociais por parte de admiradores. Em 2019, pintou seu primeiro painel nas Obras Sociais Irmã Dulce e logo depois na Cidade da Luz, que lhe cedeu todo o material e apoio. Estes trabalhos o ajudaram a combater um processo depressivo que se anunciava, a se descobrir no mundo da arte urbana produzida em outras superfícies, e a iniciar seu portfólio e o ingresso no projeto Bahia de Todas as Cores, em 2023, com a exposição “Muros que nos Unem”, na Caixa Cultural.
Cidade da Luz
Fundada e presidida pelo médium José Medrado, a Cidade da Luz mantém entre os seus projetos socioassistenciais o Centro Espírita Cavaleiros da Luz, o Centro de Cultura e Arte Pai João (CCAPJ), a Escola Carlos Murion, o Ambulatório Dr. Bezerra de Menezes, a Caravana Fraterna Carlos Murion, o Grupo de Assistência Chico Xavier, o Núcleo de Psicologia Pablo Duran e o Busão da Solidariedade.
Assessoria de Imprensa Voluntária: Lume Comunicação Integrada
Coordenação Executiva: Sílvio César Tudela – (71) 99122-9222
Direção Executiva: Cristina Barude - (71) 99973-9171
Compartilhe com seus amigos;
Ajude a Construir o Instituto Social Artes Para Todas as Idades APTI
PIX: CNPJ: 19.463.326/0001-83
Comments