Ao tratar de diabetes e resistência à insulina, especialista alerta para a dicotomia e o maniqueísmo com relação às dietas durante a Nutriweek
- Nilson Carvalho
- há 1 dia
- 3 min de leitura

Palestra de Adriano Cavalcanti na Nutriweek 2025 (Foto - Carlos Diniz) 01.jpg
Adriano Cavalcanti na Nutriweek 2025 (Foto - Carlos Diniz)
Todo o nosso organismo funciona como um grande sistema endócrino em que tudo se relaciona e prova disso é o aumento de casos de resistência à insulina, antes associada somente ao diabetes tipo 2, mas que está na base das doenças metabólicas de forma geral e de alguns tipos de câncer e Alzheimer. A afirmação é do nutricionista Adriano Cavalcanti (SE), especializado no estudo do diabetes e que esteve em Salvador durante a quinta edição da Nutriweek – Semana Nutrimaster de Nutrição e Bem-Estar.
“Para diminuir os efeitos da resistência à insulina, o senso comum diz que é preciso retirar carboidratos e aumentar o consumo de proteínas. Mas isso significa atuar no sintoma e não na causa e é por essa razão que a nutrição funcional se torna imprescindível nesse contexto, porque ela age diretamente nos desequilíbrios”, afirmou. Segundo ele, os melhores alimentos para prevenir ou tratar o diabetes e os danos causados pela resistência à insulina são os de origem vegetal incluindo seus principais grupos: frutas, legumes, verduras, raízes, tubérculos, oleaginosas, sementes e produtos derivados destas fontes, como os suplementos proteicos de origem vegetal.
Quanto às proteínas, a própria recomendação da Associação Americana de Diabetes é que os diabéticos deem preferência a proteínas de origem vegetal, seguidas de peixes e frutos do mar, aves, queijos e ovos, carnes selvagens e até carne vermelha. Quanto às gorduras, a orientação é dar preferências para as fontes alimentares ricas em gorduras insaturadas presentes no óleo de peixe, amendoim e abacate, por exemplo – tudo com moderação e acompanhamento profissional de um nutricionista.
“Não existe proteína ruim. Existem dietas mal planejadas e mal direcionadas. Por isso, é preciso escolher aquelas que são indicadas pelos nutricionistas e consumir alimentos e suplementos com ômega 3 e fibras na proporção adequada para cada condição clínica. É preciso tomar cuidado com a dicotomia e o maniqueísmo com relação às dietas, pois não há certo ou errado para nós que somos onívoros. Mas para encontrar o melhor caminho é preciso fazer escolhas de alimentos melhores com base nos conhecimentos científicos”, explicou.
“Nosso propósito com a Nutriweek é impactar cada vez mais pessoas e estimular os baianos para os cuidados com a saúde e o bem-estar, comprovando que a alimentação saudável e inclusiva é possível”, explica Eliane Aguiar, nutricionista, diretora e fundadora da rede Nutrimaster, que trabalha há 17 anos com alimentos orgânicos, naturais, suplementos nutricionais, além de produtos de limpeza e higiene ecologicamente corretos, o que lhe rendeu o Troféu Lojista da CDL Salvador, em 2023, na categoria Inovação.
Cook Show com Mirna Ribeiro na Nutriweek 2025 (Foto - Carlos Diniz).jpg
Cook Show com Mirna Ribeiro na Nutriweek 2025 (Foto - Carlos Diniz)
O evento contou com a presença de renomados nutricionistas de diversos lugares do país que ministraram palestras sobre todo o ecossistema que envolve a saúde e a alimentação saudável. Realizado na sede da ABASE (Associação Baiana de Supermercados), a Nutriweek recebeu cerca de 150 pessoas interessadas no tema e ainda contou com um Cook Show com a chef Mirna Ribeiro, especialista em culinária natural e plant based, e que apresentou receitas de sobremesas saudáveis sem glúten, sem lácteos e opções sem açúcar, como cheesecakes de frutas vermelhas, mini cakes de damasco com laranja, panqueca de cacau com doce de leite de amendoim e calda de frutas vermelhas, e mousse de manga termogênica com goji berry.
A Semana Nutrimaster de Nutrição e Bem-Estar contou com o apoio da Essential Nutrition, Vitafor, Nutrify, Pura Vida, Vida Veg, Verde Campo e Caffeine Army e teve como expositores também Yosen, Novvo, Di Salvatori, Chef&Nutri, Unaqui kombuchas, Costa Rica Bebidas, Sempre Viva, Legacy e Pacco. A cozinha experimental contou com o apoio da Vitalin Sem Glúten, Roma Distribuidora, Copra Alimentos, A Tal da Castanha e Color Andina.
Fotos: Lume Coordenação
Texto: Lume Coordenação


Compartilhe com seus amigos;
Ajude a Construir o Instituto Social Artes Para Todas as Idades APTI
PIX: CNPJ: 19.463.326/0001-83
Comments